Normas e Critérios
-
Manter em perfeito estado de conservação as ferramentas e equipamentos, tanto de segurança quanto de trabalho, retirando de uso as que apresentarem deficiências.
-
Realizar sempre, a cada início de trabalho, a inspeção visual em cada equipamento de epi e epc a fim de verificar seu estado.
-
Não permitir que o Encarregado da equipe, durante o serviço, se afaste do local do trabalho.
-
Exigir que o Encarregado da equipe mantenha sua atenção voltada exclusivamente para o serviço que está sendo realizado.
-
Não alterar a seqüência das tarefas (passo a passo) previamente estabelecida na APR (Analise preliminar de risco), caso surja imprevisto, o Encarregado da equipe deve intervir de forma a evitar improvisos.
-
Ao iniciar qualquer serviço verificar se a proteção colocada é suficiente para a execução do mesmo. Lembrar sempre que as coberturas de proteção são as primeiras a serem colocadas e as últimas a serem retiradas.
-
Não permitir que qualquer EPI ou EPC seja retirado, para agilizar a realização dos serviços, sob qualquer pretexto.
-
Manter um bom relacionamento entre os integrantes da equipe.
-
Não permitir na execução de qualquer tarefa que os funcionarios portem objetos metálicos de uso pessoal, como relógios, pulseiras, cordões, etc...
-
Cuidar para que ao manusear equipamentos e materiais seja observada a segurança do público transeunte, de veículo em tráfego e principalmente de residência e pessoas residentes nestas.
-
Não permitir a presença de pessoas não autorizadas nas áreas reservadas para trabalho e sinalizadas para este fim.
-
Evitar conversas entre os colaboradores da equipe, limitando-se exclusivamente às frases indispensáveis à execução das tarefas. A atenção no serviço não deve ser desviada sob qualquer pretexto.
-
Não executar serviços onde for verificada falta de segurança para realizá-los.